Data

“Cultura de Rua” |

Pesquisar este blog


História e definições

Grafite (arte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.







Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso.  Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche. A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.  O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
 Descrição
Normalmente se destingue o grafite da simples pixação , por uma elaboração mais complexa, quase sempre considerada contravenção. No entanto , muitos grafiteiros respeitáveis , como OS Gemeos , autores de importantes  trabalhos em varias paredes do mundo , incluindo a grande fachada do Tate Modern ,museu de londres, admitem  ter um passado de pichadores.
 A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suportes para inscrições de caráter poético - politico , a pratica do grafite generalizou-se pelo mundo , em diferentes contextos, tipos e estilos , que vão de simples rabiscos ou tags repetidas  como uma demarcação de territorio,ate grandes murais executados em espaço especialmente designados para tal pratica, ganhando status de verdadeiras obras de arte.Os grafites podem tambem estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como Hip Hop e os variados graus de transgressao.
Dentre os grafiteiros , talvez o mais celebre seja Jean Michel Basquiat , que no final dos anos 70 , despertou a atenção da imprensa novaiorquina sobretudo  pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos predios abandonados de Manhattan.Posteriormente Basquiat ganhou o rotulo de neo - expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos  artistas do final do seculo XX.
O Grafite como forma de arte se espalhou por todo o mundo, tornando impossível rastreá-lo no sentindo histórico perfeitamente como acima . Apenas sendo possível fazer referência as pinturas das cavernas, das quais não se tem sequer uma noção de tempo em que foram feitas.
 Se buscarmos as principais fontes de informação ficará evidenciada uma forte influência latina, afinal os maiores artistas do gênero são de países como Porto Rico, Colômbia, Bolívia e Costa Rica. Isso não desmerece os artistas naturais de outros países europeus e de outros continentes.
  Arte do grafite quando se fala em hip-hop, devemos lembrar que trata-se de uma rica cultura, cujo grafite (ou "spraycanart", arte da lata de spray) é um dos seus elementos, talvez o menos valorizado, já que ao contrário de muitos MC's(norte-americanos) que tornaram milionários graças às habilidades na rima, os grafiteiros trabalham apenas por amor e são marginalizados até hoje, tendo que se manter na clandestinidade para evitar problemas com a lei
  Acompanhando a evolução do homem, vimos que sempre a arte de desenhar em muros esteve presente, hoje não é diferente, ou melhor, há uma diferença, atualmente grafite é considerado uma pichação (ato de escrever em um muro por vandalismo), não sendo vandalismo, ou melhor, não sendo valorizado como arte, não ganhando espaço e, pior ainda, acabam presos pela incompreensão de sua arte. 
Acontece que não há outra maneira de executar a arte se não há apoio, sendo esta , marginalizada pelas mentes conservadoras.
  O graffiti relaciona-se também com o Hip-Hop e com o skate, sendo coisas consideradas "de rua", quase as mesmas pessoas gostam. Nos grafites é possível ver e notar a influência dos grafiteiros pelo skate e Hip-Hop.
Foi anunciado pelo Corinthians que, no Pacaembu, seria ilustrado a história das copas do mundo em grafites. Foi uma parceria do Clube com o Sebrae, responsáveis pelo Projeto Cidadania e ainda contaram com a participação e incentivo do projeto radial. Podemos então objetivar que, em São Paulo, o espaço está se abrindo. São Paulo é o pólo do grafite no Brasil. Lá tem grafiteiros de alta qualidade que merecem respeito. No ano passado, foi lançada em São Paulo uma revista que mostrava mais de cinqüenta grafiteiros de qualidade. Podia-se observar recados de protestos, um de "toques" para a galera e em cores ou preto e branco. É possível viajar nos desenhos onde é viável e quase obrigatório reconhecer o trabalho dos artistas.
 Nos dias atuais não mudou nada, pois nas cavernas acreditavam que atraíam a atenção de suas caças. Hoje acreditam na energia positiva que transmite o grafite, e falando de Hip-Hop ao DJ, à dança. Mas é muito mais complexo pelo fato de envolver várias idéias graficamente. A arte do grafite está sendo divulgada quase que somente pelo meio underground contando apenas com uma divulgação ou outra pelas rádios, fanzines e a divulgação pelo movimento Hip-Hop e skate, que também lutam por um lugar ao sol na mídia. 
O grafite pode ser uma coisa sábia, sendo que é inevitável grafitar, e é bem melhor que carregar um pincel atômico nas mãos sujando os assentos dos ônibus!(pixando)
É muito válido grafitar, pois é espontâneo, mesmo que não haja nenhum retorno financeiro. Há muita gente que gasta até R$50,00 com cocaína, sendo que, com valores bem menores você faz um trabalho, viaja e faz com que muitas pessoas viajem também.